Aprendendo a Investir em Ações: Tipos de Fundos


Continuando a apresentação do tópico fundos de investimentos, onde no artigo passado repassamos algumas Dúvidas sobre Fundos de Investimentos, hoje mostramos os principais tipos de fundos.

Fundos Referenciados
Fundos referenciados são aqueles que adotam uma administração passiva, ou seja, o fundo busca replicar a performance de determinado indicador. Os fundos referenciados devem ser compostos por no mínimo 95% de ativos de renda fixa que acompanham o desempenho de um único indicador escolhido pelo administrador, como o CDI ou o dólar. Pelo menos 80% da sua carteira deve ser aplicada em títulos públicos federais ou ainda títulos de empresas privadas, que apresentem baixo risco de crédito. Estes fundos não podem possuir uma posição que comprometa seu patrimônio em operações futuras, evitando possibilidades de perdas. Fazem parte deste grupo:

· Fundos DI - Estão totalmente atrelados à variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) no prazo de um dia. A indexação é feita por meio de derivativos financeiros, como swap de taxas, 95% da sua carteira acompanha a variação do CDI e a taxa Selic, o que garante baixíssimo risco para o investidor. São fundos que acompanham a taxa de juros, sendo indicados para cenários cuja expectativa é de alta da taxa de juros.
· Fundos Cambiais - Buscam proteger a moeda nacional contra eventuais desvalorizações. Aplicam em títulos de renda fixa corrigidos pelo dólar, como NTN- C (Notas do Tesouro Nacional Cambiais) e export notes. Instrumentos de derivativos como swap de dólar também são permitidos. É indicado para quem possui dívidas em dólar ou quem acredita na desvalorização da nossa moeda.
· Outros - Buscam acompanhar qualquer parâmetro de performance que não os dos mercados de câmbio (variação do dólar) ou de juros de curto prazo (CDI). Para isso, irá investir em qualquer classe de ativos com o objetivo de acompanhar as variações do parâmetro de performance escolhido.

Renda Fixa
Os Fundos de Renda Fixa buscam retorno através do investimento de seu patrimônio diretamente em diversos títulos do mercado, como títulos públicos federais, CDB's, debêntures, entre outros. Todo o patrimônio líquido dos FIF's pode ser alocado em títulos públicos federais. Conforme norma do BACEN, sua carteira não pode ultrapassar 49% dos investimentos em ações e cotas de fundos de ações. O percentual da carteira em títulos emitidos por uma mesma pessoa jurídica, sociedades por ela controladas ou coligadas deve ser de no máximo 10% do patrimônio. As aplicações em papéis de uma única instituição financeira ou coligadas não podem representar mais do que 20% dos recursos. Os FAC's aplicam seu patrimônio em cotas de diferentes FIF's, portanto, preferem aplicar em cotas de fundos diversos inclusive de outras instituições. A carteira de fundos é composta basicamente por CDB's de diversas instituições e títulos públicos pré e pós fixado, variando de acordo com a estratégia do gestor.

· Renda Fixa Crédito - Este fundo diferencia-se do Renda Fixa apenas pela possibilidade de investimentos com risco de crédito acima do limite previsto na legislação dos "não referenciados". O fundo investe em título de renda fixa de qualquer espectro de risco de crédito, excluindo-se estratégias que impliquem em risco de índices de preços, de moeda estrangeira ou de renda variável (ações, opções, etc).
· Renda Fixa Multi-Índices - Busca retorno através de investimentos em ativos de renda fixa de qualquer espectro de risco de crédito, incluindo-se estratégias que impliquem em risco de índices de preço. Inclui-se nesta categoria os fundos de renda fixa com risco de indexadores (fundos IGPM, etc) sem alavancagem, entre outros.
· Renda Fixa Alavancado - Buscam retorno através de investimentos em ativos de renda fixa de qualquer espectro de risco de crédito, incluindo-se estratégias que impliquem em risco de índices de preço, excluindo-se, porém, investimentos que impliquem em risco de oscilações de moeda estrangeira e de renda variável (ações, etc). Diferencia-se dos fundos de renda fixa multi-índices apenas pela possibilidade de fazer alavancagem.

Fundos Balanceados
São fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM, que buscam retorno no longo prazo através de investimento em diversas classes de ativos.
Procuram agregar valor utilizando uma estratégia de investimento diversificado e através de deslocamentos táticos entre as classes de ativos ou estratégia explícita de rebalanceamento de curto prazo, não se utilizando de alavancagem.

· Sem alavancagem, sem Renda Variável - São fundos regulamentados pelo Banco Central que buscam retorno no longo prazo através de investimento em diversas classes de ativos, exceto renda variável. Estes fundos procuram agregar valor utilizando uma estratégia de investimento diversificado, não se utilizando de alavancagem.
· Sem alavancagem com Renda Variável - São fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM que buscam retorno no longo prazo através de investimento em diversas classes de ativos, incluindo renda variável. Procuram agregar valor utilizando uma estratégia de investimento diversificado e não se utilizam de alavancagem. Estes fundos não têm explicitado o mix de ativos com o qual devem ser comparados e podem, inclusive, ser comparados a parâmetro de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos.
· Com alavancagem, sem Renda Variável - São os fundos regulamentados pelo Banco Central que buscam retorno no longo prazo através de investimento em diversas classes de ativos, exceto renda variável. Estes fundos procuram agregar valor utilizando uma estratégia de investimento diversificado, podendo inclusive se utilizar de alavancagem.
· Com alavancagem com Renda Variável - Classificam-se neste segmento os fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM que busquem retorno no longo prazo através de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, câmbio, por exemplo) incluindo renda variável (ações, etc.). Estes fundos procuram agregar valor utilizando uma estratégia de investimento diversificado, podendo também se utilizar de estratégias que impliquem em alavancagem dos recursos.

Fundos de Investimento no Exterior
Fundos com objetivo de investir preponderantemente em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União.

Fundos de Ações Indexadas
São chamados fundos de ações passivos porque têm suas carteiras atreladas a um benchmark, com o objetivo de acompanhar o comportamento deste índice. A carteira desses fundos, portanto, é bem parecida com a composição do índice escolhido.
· IBOVESPA - Fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM, tem como objetivo de investimento é acompanhar comportamento do Ibovespa.
· IBX - Fundos regulamentados pelo Banco Central ou CVM, cujo objetivo de investimento é acompanhar o comportamento do IBX.

Fundos de Ações Ativos
Procuram atingir rentabilidade superior ao benchmark indicado, que pode ser o IBOVESPA, IBA ou IBX. Os administradores normalmente mencionam no regulamento o mecanismo que será utilizado para atingir tal rentabilidade.
· IBOVESPA - São fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM, que possuem estratégia explícita de superar o Ibovespa.
· IBOVESPA com alavancagem - São fundos regulamentados pelo BACEN ou pela CVM, que possuem estratégia explícita de superar o Ibovespa. Esses fundos podem realizar operações que impliquem em alavancagem do patrimônio.
· IBX - São fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM, que possuem estratégia explícita de superar o IBX.
· IBX com alavancagem - São fundos regulamentados pelo BACEN ou pela CVM, que possuem estratégia explícita de superar o IBX. Esses fundos podem realizar operações que impliquem em alavancagem do patrimônio.
· IBA - São fundos regulamentados pelo Banco Central ou pela CVM, que possuem estratégia explícita de superar o IBA. Não admitem alavancagem.

Fundos de Ações Setoriais
Estão classificados nas seguintes categorias:
· Sem Alavancagem - Classificam-se neste segmento os fundos de ações abertos que não se enquadrem em nenhum dos segmentos.
· Com Alavancagem - Classificam-se neste segmento os fundos de ações abertos que não se enquadrem em nenhum dos segmentos.

Fundos de Ações Fechados
São fundos fechados, com um determinado número de cotista que permanecem no fundo por um período de tempo previamente estabelecido, no qual neste período o fundo não emite nem compra cotas, com isso, o cotista que optar por sair do fundo terá que colocar outro em seu lugar.

Fundos de Investimento Imobiliário
Os Fundos Imobiliários são formados por grupos de investidores, com o objetivo de aplicar recursos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos.

Como avaliar o desempenho dos fundos?
É possível avaliar o desempenho dos fundos através dos indicadores:
- Transparência: o prospecto e o regulamento do Fundo são os instrumentos básicos de informação no momento inicial do investimento. É obrigação dos administradores de recursos fornecerem todo o tipo de informação relevante para o cotista em especial: todas as taxas e despesas cobradas do cotista, condições de emissão e resgate de cotas, objetivos e política de investimentos do fundo, abertura periódica da composição da carteira, a política de investimento dos fundos, os riscos envolvidos e os principais direitos e responsabilidades dos gestores e investidores.
- Índice Sharpe: relaciona o retorno/risco em um investimento. Deve ser utilizado para comparar fundos de uma mesma categoria; quanto maior o retorno e menor o risco, melhor será o Índice Sharpe; e quanto maior for este índice melhor será a relação retorno/risco.
- Volatilidade: dispersão positiva ou negativa em relação as médias das rentabilidades diárias. Um investimento com alta volatilidade deve ser considerado como de maior risco.
- Benchmark: indicador que é referência de performance que cada fundo busca acompanhar. Os fundos de Renda Fixa costumam ter como ponto de referência o CDI, tendo a meta de obter resultados iguais ou superiores à taxa do CDI. Já os fundos de Renda Variável possuem como principal benchmark o Índice Bovespa, buscando alcançar a rentabilidade anual igual ou maior que o IBOVESPA.
- Alavancagem: a alavancagem ocorre quando o gestor assume obrigações maiores do que o patrimônio do fundo. O regulamento de cada fundo preceitua quanto é o limite de alavancagem de cada fundo.
- Histórico do gestor e do Fundo: a evolução do valor das cotas do fundo é um bom parâmetro para se tornar como base na escolha de um fundo de investimento, lembrando que política de gestão praticada, o gestor e procedimentos de análises no período atual não são garantidas pelas rentabilidades passadas.

1 comentários:

  1. Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
    Abraços !

    ResponderExcluir

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.