Petrobras Inicia uma Nova Era



O presidente Lula afirmou que esse é um momento muito importante para o Brasil e que, a partir de agora, o país cria um novo capítulo para a história do Brasil, um marco regulatório como fizeram os países que encontraram grandes reservas.

A Petrobras iniciou no dia 1º de maio (sexta-feira), a produção de óleo no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos.

O primeiro óleo de Tupi foi retirado na presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, de toda a diretoria da Companhia, e de representantes dos sócios no bloco exploratório, BG e Galp Energia. Pela manhã, em dois helicópteros, os executivos visitaram o navio-plataforma FPSO BW Cidade de São Vicente, onde foi retirada amostra do petróleo da região do pré-sal. À tarde, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a amostra de óleo foi entregue solenemente ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do governador Sérgio Cabral Filho, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Casa Civil, Julio Bueno e Regis Fichtner, além das primeiras-damas do País e do Estado, Marisa Letícia e Adriana Ancelmo Cabral.

As duas solenidades, na plataforma e na Marina da Glória, marcaram o início do desenvolvimento da maior jazida de petróleo já descoberta pela Petrobras no Brasil, se confirmadas as expectativas. Tupi tem volume de óleo equivalente (petróleo e gás) recuperável estimado entre 5 e 8 bilhões de barris.

O FPSO BW Cidade de São Vicente, que operará no Teste de Longa Duração (TLD) de Tupi, tem capacidade para processar diariamente 30 mil barris de petróleo e ficará ancorado em águas ultraprofundas (2.140 m de profundidade).

Segundo a Petrobras, foi dada partida no TLD de Tupi que, ao longo de 15 meses, recolherá informações técnicas para o desenvolvimento dos reservatórios descobertos pela empresa na Bacia de Santos. Essas informações serão decisivas não só para definir o modelo de desenvolvimento da área de Tupi, como também das outras acumulações do pré-sal daquela bacia sedimentar, que configuram uma das maiores descobertas já feitas pela indústria do petróleo.

“Com o início do TLD de Tupi a Petrobras inaugura o desenvolvimento de uma nova fronteira exploratória, constituída por reservatórios de petróleo em rochas carbonáticas do tipo microbiais, localizados a cerca de cinco mil metros de profundidade a partir do leito marinho e sob lâmina d'água de mais de dois mil metros. Um desafio tecnológico inédito, não só por exigir a construção de poços que atravessarão cerca de dois mil metros de sal, como também reservatórios formados por rochas ainda pouco conhecidas na indústria. Além disso, são jazidas localizadas a grande distância da costa. Isso exigirá novo e complexo modelo logístico para transporte de pessoas e equipamentos, assim como para armazenamento e escoamento da produção.

A importância do TLD - A área de Tupi, que acumula óleo de médio a leve de boa qualidade (28º API), é o ponto de partida para que se conheça melhor o pré-sal. Ela subsidiará o corpo técnico da Petrobras para os futuros projetos de desenvolvimento da produção dessa gigantesca província, descoberta depois que, em 2003, a Petrobras diversificou seus trabalhos exploratórios em mar para norte e sul do núcleo central da Bacia de Campos.

No TLD inaugurado agora serão analisadas diversas características do pré-sal, como: o comportamento dos reservatórios em produção de longo prazo; a movimentação ou drenagem dos fluidos durante a produção; o escoamento submarino; além de estudos para a melhor geometria dos poços definitivos, que poderão ser verticais, horizontais e/ou desviados.

O TLD de Tupi também proverá os profissionais da Petrobras com informações sobre os reservatórios de petróleo carbonáticos encontrados no pré-sal, que são rochas de origem microbial, inéditas nessas condições. Será mais um passo tecnológico. Em março último, a empresa inaugurou, na indústria, a produção em reservatórios carbonáticos em águas profundas, no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos. Em Tupi esse feito terá de ser repetido, mas em águas ultraprofundas e em condições ainda mais complexas.

O teste é mais uma etapa dos estudos que a Empresa vem desenvolvendo sobre o pré-sal. No ano passado, a Petrobras colocou em produção o primeiro poço da camada pré-sal, apenas dois anos após a descoberta da nova província exploratória. O primeiro óleo do pré-sal, extraído no campo de Jubarte, serviu de projeto piloto e fonte de informações para mostrar o que deveria ser feito em Tupi. As diferenças entre os dois campos estão relacionadas basicamente à profundidade (menor que 1.500m na Bacia do Espírito Santo e maior que 2.000m na Bacia de Santos), profundidade do reservatório e, principalmente, à cobertura de sal. Em Jubarte a espessura da camada de sal é de menos de 300m, em Tupi é de 2.000m. A distância da costa também mostra que o desafio em Tupi é maior. Jubarte está bem mais próximo da linha da costa, a 77 km, contra os 290 km de Tupi.

O FPSO instalado para o TLD estará ligado a dois poços, um de cada vez, por aproximadamente seis meses cada um. O tempo restante será para remanejamento das linhas de produção e análises complementares.

No final de 2010, concluído o TLD, entrará em operação o Projeto-Piloto de Tupi, que terá capacidade para produzir e processar diariamente 100 mil barris de óleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás. O primeiro módulo definitivo do projeto de desenvolvimento da área poderá ser uma extensão do projeto-piloto”, destacou a Companhia.

O presidente Lula afirmou que esse é um momento muito importante para o Brasil e que, a partir de agora, o país cria um novo capítulo para a história do Brasil, um marco regulatório como fizeram os países que encontraram grandes reservas.

“Esse país tem grandeza e dimensão para mudar. É uma nova era, não sabemos tudo que tem lá em baixo, é a segunda independência do Brasil” frisou o presidente durante discurso na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que pediu pressa aos integrantes da comissão interministerial encarregada de elaborar o novo marco regulatório do petróleo. Segundo Lula, o objetivo é submeter rapidamente o documento à sociedade e ao Congresso Nacional.

“Tem uma comissão que está cuidado disso. Ontem conversei com a ministra Dilma [Dilma Rousseff, da Casa Civil] e o ministro Mantega [Guido Mantega, da Fazenda] e disse que quero rapidez nesse marco regulatório para começar o debate com o Congresso Nacional e a sociedade brasileira”.

Questionado sobre a criação de uma estatal para gerir o pré-sal, o presidente preferiu não comentar o assunto. “Não me pergunte o que vai ser, porque nós não aprovamos o marco. Se eu disser que é uma tendência [criar a estatal], a manchete [dos jornais] de amanhã será: presidente diz que terá uma nova empresa'”, afirmou.

A ministra Dilma Rousseff disse que o novo marco regulatório será divulgado ainda neste semestre. Segundo ela, as avaliações e as propostas para a nova lei do petróleo estão prontas e agora só falta a redação final sobre a melhor maneira de definir as regras para as licitações das áreas exploratórias.

Durante discurso para mais de mil pessoas no auditório da nova unidade da Rede Sarah, na Barra da Tijuca, Lula disse que o petróleo deverá ser usado para financiar o combate a problemas “crônicos” do país. De acordo com o presidente, essa será uma tarefa para os próximos governos.

“Vamos fazer uma nova regulamentação para o petróleo e eu já disse que com uma parte desse petróleo vamos acabar com dois problemas crônicos desse país. Não serei eu, porque não vai dar tempo no meu governo. Mas alguém vai ter que acabar com a fome definitivamente. A outra parte é para investir na educação”, determinou.

A Petrobras tem sido uma das grandes fomentadoras do desenvolvimento brasileiro, sobretudo aqui no Rio de Janeiro. Agradeço em nome de todos os habitantes do nosso estado – destacou o governador Sérgio Cabral.

Fonte: Portal Fator Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre este assunto, sua opinião é bem vinda!
OBS: É possível comentar como Anônimo.